"Não julgue os outros só porque os pecados deles são diferentes dos seus."

"Depois de um tempo, você ainda vai lembrar dessa ferida que rasgou fundo o teu peito. Mas vai saber também, que foi apenas uma página do capítulo passado. E que o capítulo que você está agora. Ah, esse sim é o mais interessante."



quinta-feira, 23 de outubro de 2014



"Nestas últimas semanas, vejo colegas meus, pessoas que sempre respeitei no âmbito profissional e humano, assumindo posturas que estimulam o ódio, a exclusão e a intolerância. Nunca tive problemas em conviver com quem assume posturas políticas diferentes daquelas que assumo, desde que estas posturas não defendam o fim da própria diferença. Mas não posso aceitar como algo natural o reducionismo barato, o preconceito travestido de opinião e o retrocesso social.
[...] gosto do retrovisor, gosto de comparar, compreendo o tempo dos processos.
Neste contexto eleitoral em que vivemos, na reta final de uma campanha que confronta dois projetos de nação diferentes, chega o momento de nos posicionarmos.
Sou a favor da redução das desigualdades sociais, do diálogo diplomático com o mundo e do fortalecimento das relações internacionais com os países da América Latina.
Sou a favor da união civil homoafetiva, da ampliação do conceito de família, das políticas afirmativas e do direito das mulheres ao seu corpo.
Sou favorável às políticas de incentivo à agricultura familiar e ao microcrédito.
Defendo integralmente a ampliação da educação pública em todos os níveis.
Entendo a violência como algo complexo, que necessita de abordagem sistêmica e responsável. Não acredito que a redução da idade penal, a implementação da pena de morte e o discurso do "bandido bom é bandido morto" sejam a solução para o problema da violência em nosso país.
Por fim, desconfio honestamente de um projeto que conta com o apoio caloroso e declarado de líderes como Silas Malafaia ou grupos como o Clube Militar.
Por estas razões, e reconhecendo todos os problemas que o Partido dos Trabalhadores possui, voto em Dilma Rousseff, por uma questão de responsabilidade, de coerência e de identificação com um projeto político que reduziu pobreza, ampliou oportunidades, promoveu inclusão e investiu em alternativas criativas e corajosas para o Brasil.
Abraço em todos e todas, eleitores ou não de Dilma Rousseff, mas que promovem um debate político propositivo e sem ódio."


Viegas Fernandes da Costa